terça-feira, 12 de abril de 2011

Os Primeiros Habitantes da Ámerica

    Quando Cabral e sua esquadra aqui chegaram, em 1500, todo o território já era habitado por diferentes povos indígenas.
Calcula-se que, naquela época, viviam cerca de três milhões de indígenas no território. Essas pessoas eram descendentes dos primeiros povoadores da América, que aqui chegaram há milhares de anos.
    Existem diferentes teorias que tentam explicar como ocorreu o povoamento da América.Muito antes da chegada de Cristóvão Colombo, a América já era ocupada por vários povos, que viviam  de variadas formas, as quais iam da organização tribal  - como os povos que habitavam a região onde hoje é o Brasil – até vastos impérios, como era o caso dos astecas, que se localizavam na região conhecida como Mesomérica. Muitas dessas civilizações desapareceram em conseqüência da colonização, que  se iniciou no final do século XV, mas deixaram heranças históricas que marcaram o nosso continente até os dias de hoje.




Teoria de Bering
   Essa teoria afirma que grupos humanos vindos da Ásia teriam atravessado uma ponte de gelo, que existia onde hoje se encontra o estreito de Bering, e se espalhado pela América.
   De acordo com a teoria de Bering, o homem teria chegado à América através do Estreito de Bering, localizado entre o extremo leste do continente asiático e o extremo oeste do continente americano, os dois pontos se encontram separados por 85 km. Segundo essa teoria, a chegada do homem ao continente americano ocorreu há, aproximadamente, 50 mil anos, quando nômades asiáticos atravessaram o Estreito de Bering; que nesse período encontrava-se congelado em razão da era glacial,formando assim uma ponte natural entre os dois pontos. A partir daí o homem migrou até a parte meridional do continente americano. Essas são teorias que possuem maior aceitabilidade no meio científico, mas não se tem certeza quanto às suas afirmações.